quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Hinduismo (L´Hinduisme de Kshiti Mohan Sen) e considerações de Clarisse



Praticamente a base do Yoga é a mesma que a do Samkhya, salvo que um Deus pessoal é introduzido no sistema. Deus dirige a evolução e, até como podemos perseber, é oniciente e onipotente. Periodicamente, Ele dissolve o Universo, pois isso faz repartir a evolução.
Praticamente, o yoga consiste em exercicios do espirito e do corpo compreendendo o dificil exercicio de não os exercer de todo. Outra coisa que nos torna mais sadios de corpo e de espirito neste mundo, estes exercicios são para facilitar a libertação. Contrariamente ao sâmkhya, o yoga não crê que a liberdade venha somente do conhecimento: a disciplina mental e corporal é vigiar e contribuir. Recomenda-se vários métodos de concentração, como metodos para evitar as atividades mentais que ativam nossa escravatura em nos tornando mais dependentes da prakriti (matéria). Os exercicios de yoga são ainda comumente praticados na India. Outros que desejam obter a libertação e os que aí vêm um meio comodo de conservar a saude física e mental.

O modo de ver de um camponês da India do Sul: ele, o camponês, tem como certo a sua maneira simples de viver. Acrescentar à ela, as correntes religiosas da India, lhe deixam um complemento a ser anexado: à sua casta, à sua maneira de vender o que cultiva ou o que vai buscar para vender; diante de tudo isso, está o templo. O que colhe ele no templo? Ha um deus para tudo: o Transformador (Shiva), o Mental (Brahma) o Sensitivo
(Vishnu). O que se importam esses deuses com sua maneira quase pobre de viver?
Religiosidade é Vida na India. Mas quando esse camponês teve confortadas pelos deuses
as suas necessidades para sobreviver? Os "homens santos" da India vão aos templos, mas não estendem as mãos para o camponês. O camponês, humilde em sua pobreza,
não faz perguntas aos grandes Mestres.. Penso mais no Mahatma quase nú, recebendo com carinho o povo da India. O mais dificil, é preencher uma alma simples. Os eruditos
têm bases filosoficas e religiosas - mas, o camponês não sabe ler, e o mais dificil, é-lhe explicar os Upanishads, o Yoga, e mesmo a Devoção Amorosa do Bagavad Gita, pois o
camponês, pela sua miséria, até hoje, não teve segurança de amar...
O camponês tem as mesmas necessidades mentais dos mais abastados, só que o desnivelamento da Vida, não lhe traz respostas para sua maneira simples de viver. O encontro com o deus, tem de vir dele próprio. A suntuosidade dos templos, não lhe diz nada. Onde se encontra "aquilo" que dá o sentido da Divindade ao pobre e ao rico, e é tão magestoso que apaga a pobreza e a riqueza e torna o homem possuidor da Verdade Divina que nada mais no mundo pode igualar?

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