domingo, 7 de dezembro de 2008

Comparações



Comparações


Comparando, o que escrevi numa cronica sobre a missão dos "Sacerdotes" em que eu comparo a um Sacerdote Rudolf Steiner, na sua missão revelando os vários mundos na
Metafisica da Matéria:
"Se sua missão está sendo bem cumprida, o Sacerdote nunca tem noção disso - porque existe uma particula em Si que não responde a Si mesma... e o incompleto está nas mãos de Deus."
Da Historia Secreta de Portugal, de Antonio Telmo:
"É o X a primeira letra do nome grego de Cristo e é o principio da iniciação. É a potencia da luz que se desenvolverá até ao acto puro da visão perfeita em que a luz se vê a si própria, na exacta relação aristotélica do intelecto com o inteligivel. Do X se pode dizer que, enquanto primeira letra do nome divino, é o Verbo que está no principio e que o Evangelho de São João relaciona directamente com a Luz.
Todos os homens têm em si este X, esta incógnita ou este mistério pelo qual são e vivem.É a coisa próxima infinitamente distante. E, embora próxima, os homens não o conhecem. O homem não chega à consciencia dela sem uma rotura no sistema natural de ser, a que no Claustro se alude pela paixão e morte de Cristo.

(o Claustro aqui, é o Mosteiro dos Jeronimos, em Lisboa, e a descrição da decoração dos
Portais que o entornam acima das entradas para a Capela)
clarisse
Os três mundos - Rudolf Steiner
As regiões quinta, sexta e sétima são essencialmente distintas das precedentes. Pois as entidades ali reinantes fornecem aos arquétipos das regiões inferiores os impulsos para a sua atividade. Nelas se encontram as prórprias forças criadoras dos arquétipos. Quem ascende a essas regiões trava conhecimento com os intentos (*) que se encontram na base de nosso mundo.
(*) Termos como "intentos" são entendidos aqui apenas como "similes", isso decorre das dificuldades acima mencionadas de se encontrar a expressão linguistica certa. Naturalmente, não se cogita aqui de fazer reviver a velha doutrina teleológica.

Nenhum comentário: