domingo, 5 de agosto de 2007

VULCÃO


Assim como as montanhas do Rio de Janeiro são
famosas por sua posição, a maioria a volta
da Lagoa e do mar, a silhueta mais romantica, é
a do vulcão Vesuvio, no horizonte da Baia de
Napoles.

São dois picos: Soma e Vesúvio.

Ha uma caída da montanha entre os dois picos e
o maior, é o Vesuvio.

É uma paisagem inteira, um quadro com imensa
perspectiva - é triste, romantico, nostalgico.

Almocei perto dele, num estacionamento coberto
por suas cinzas, onde cescem as parreiras de uvas,
pois as cinzas vulcanicas são o melhor adubo para
a vinha.

Depois, de carro, subí a estrada que leva ao
estacionamento onde trocamos os sapatos - por tenis,
se for necessário, pois na subida da montanha, cada
passo equivale a dois, que descem. As cinzas
rolam sob nossos pés e é cansativo subir o caminho
estreito que conduz à cratera. Existem passagens
que só dão para uma pessoa - e eu tinha que
me comprimir na encosta do vulcão para ceder
a passagem ao outro - que poderia rolar pelo montanha
de cinzas.

Tenho pressão baixa e o calor era terrível. Não conheço
neve, pois tenho horror ao frio, e assim sempre
escolhí o verão para ir à Europa. O caso é que
comecei a arquejar e sentir tonturas que poderiam
me levar a me espatifar la embaixo.
Resolvi me encostar na rampa para me recuperar
e foi aí que pensei:
- Meu Deus, que faço eu com 45 anos encostada
num vulcão?
A subida tem 3 km e eu ja subira 1,5 km, mas não tive
coragem de ir mais além e até tive medo de descer
sozinha tão tonta que estava - mas conseguí voltar sã
e salva - não quis incomodar os amigos nem o guia.
No posto haviam dois gatos: Soma e Vesuvio. O pelo
deles estava tão áspero pela poeira do vulcão que os
animais tinham aspecto de filhotes de leão. Perguntei
se eles "de vez em quando " não tomavam banho.
Não precisei ouvir a resposta: "banho" era coisa jamais
pensada alí...

O vulcão emanava força, como um signo zodiacal
erguido por potencia mitologica com a metade da
energia do Universo. Ele nos transportava à uma
galáxia terrena que só Titãs habitavam invesiveis.

Aos poucos o choque do esforço foi-se esvanecendo
e eu me sentí enquadrada na emanação mais telúrica
que poderia usufruir.

Na descida pela estrada, parei numa loja de "souvenirs"
e comprei um colar de pedras vulcanicas que uso para
me recompor de algum desiquilibrio.

Nenhum comentário: