sexta-feira, 10 de agosto de 2007

MOLHO DE MACARRONADA NUMA CIDADE MEDIEVAL




Eh! Será que na Idade Média se usava macarrão?
Dizem que foi Marco Polo que o trouxe da China -
portanto, é provável que sim, principalmente na
Itália.

Falam que Veneza é triste, mas, mais triste é Verona.

Porque Veneza tem uma tristeza que desliza sobre
a jóia que é a cidade -
e Verona é macissa dando a impressão que em suas
ruas e becos que sempre se abrem para as praças
por pequenas ruas, e se chega à outras praças,
menores ou maiores, é como se a mesma pergunta
existisse sobre toda a cidade e jamais houvesse respos-
ta...

Não era só a saudade que residia naquele prédio de
quatro andares...
Em seus fundos, que dava para um pátio coberto por
uma parreira de uvas, um pátio de pedras, sem terra -
a não ser a latada para a parreira, várias cabeças
disfarçadamente olhavam umas para as outras nas
sacadas das cozinhas.

E estava me acostumando com as descompusturas
diárias em veronês que uma mulher despejava em seu
marido: era uma gritaria...

E notei que havia algo de estranho: aos Domingos,
era um terrivel silencio...
... e um cheiro delicioso de molho bem temperado...

Não havia explicação que mostrasse "o porque" da
gritaria - era um silencio dos dois: talvez preparado
por uma sensual noite de amor, tempero para muitas
etapas da vida.
Estava-se no fim do ritual: agora, era a macarronada -
que o cheiro me atraia como se eu pudesse fazer
parte de seu almoço dos domingos...
Nunca fui.
Estou indo agora.

Nenhum comentário: