quarta-feira, 30 de abril de 2008

ESCRITOS DO ANTIGO EGITO - LOURDES BACHA

Segue-se a "pesada das Palavras". O simbollo do coração, a consciencia do morto, é colocada num dos pratos da balança, enquanto a pluma de Maat no outro. O coração precisa estar mais leve que a pluma, significando a sinceridade de sua declaração. Caso isto aconteça, a alma do morto é proclamada, por Thot, o "Escriba dos Deuses", que anotara todas as suas palavras, como "maa kherw", "justo e verdadeiro de voz", podendo continuar, em sua Barca, a viagem para a Quarta Região.
"O coração de Osiris-N foi pesado na balança. Seu coração é justo porque não está mais pesado que a pluma!"
Caso o morto não fosse considerado "maa khervw", ou seja, se não soubesse as palavras de poder (conhecimento) que lhe
dariam passagem por aquele portal, ou seja, não se mostrasse honesto em suas declarações, ele era "devorado pelo monstro Babai", o que significava não-evolução, não aprendizado, insinceridade e falta de coragem para prosseguir na jornada, retornando à sua condição anímica anterior.
Maat, este belissimo fundamento de filosofia egipcia, possuia tres niveis de manifestação: individual (comportamento), coletivo (obra), ambos associados à moral e à ética, e o último nível, quando a alma deveria "espelhar Maat", significando estar acima destes conceitos puramente humanos e "atingindo aos limites do Paraiso".
A "Confissão Negativa" espelha, somente, os dois primeiros níveis, regidos pela razão e intelecto, o coração "ab", relacionando-se, portanto, àquilo que o Homem deve ou não fazer, de acordo com a ética e a moral de cada cultura, e seguindo regras impostas pelos "mandamentos" e "ensinamentos" de cunho religioso que determinam o comportamento individual e social do Homem na Terra.
No que se refere à "Confissão Negativa", em resumo, os atributos necessarios para que a alma fosse considerada "maa kherw" seriam a "não"-ambição, violencia, hipocrisia, discordia, cólera, vaidade, soberba, insolencia. Além disto era importante o cultivo da honestidade, silencio, tolerancia, respeito à hierarquia e ao próximo. Mas isto não era suficiente, pois onde as religiões terminam, no Antigo Egito isto significava, apenas, o começo de uma longa e dificil jornada.

Todo homem morto é Osiris.
Maat, é a deusa Verdade.
Anubis (Cabeça de Cachorro) presidia à pesagem entre a pluma e o coração do morto, nas declarações do morto (Osiris) -
Balança de Pesagem - Signo de Libra - nota de Clarisse

Nenhum comentário: