quarta-feira, 6 de maio de 2009

Verona





Verona


Existe a Verona historica e a Verona que eu viví.
Verona está no norte da Italia; ja foi aliada em lutas antigas à Veneza; contribuiu para a extinção dos cátaros, em um palácio às margens do lago de Garda, onde suas masmorras hoje, nem sempre estão abertas à visitação.
Sua Arena, um Coliseu menor, queimou 250 cátaros, de uma só vez.
E foi palco do drama dos namorados: Julieta e Romeo - como são conhecidos lá, e não como no resto do mundo: Romeo e Julieta.
Verona tem a beleza e a tristeza da cidade Medieval.
Suas largas praças, o palacio Vechio, onde esteve preso uma vez, Dante, o autor da Divina Comédia, é um palco armado para a constante Representação da Vida, onde ao fim, se ouve: - A Tragédia Acabou!
Às vezes, não.
As casas de Romeo e Julieta, tanto as da cidade como as de fora da cidade, pequenas
chácaras, são objetos guardados para as constantes tragédias do palco da Vida..
Verona me ensinou que a Saudade chega ao palco e anuncia ao público a abertura do teatro - e ao fim volta, se inclina e agradece as palmas.
A minha guia para eu descobrir o meu templo na India, no Sul da India, bem mais moça que eu, linda veronesa, está morta.
As pessoas não compreenderam que as cortinas do palco ainda não se fecharam.
Ela me falava de ter morrido em vida passada, queimada na fogueira, condenada como bruxa.
Mas, nunca mencionou os templos em Grecia e Roma, onde juntas, trabalhamos pelos deuses desses dois paises.
Seguimos juntas, lado a lado pela estrada de agora, armada pelo Destino das encarnações, até meu templo na India - os deuses hindús, tinham que abrir
novos caminhos para o desempenho de nossas almas.
Leslie não teve muita sorte com seus namorados; foi casada e divorciada e não teve filhos.
O homem é complemento para a mulher e o pior, é quando ele se torna um complemento frustrado.
clarisse

Nenhum comentário: