sábado, 23 de maio de 2009

A escuridão cósmica que desafia a ciência





O Globo - 22 de maio de 2009 - A escuridão cósmica que desafia a ciência



Entrevista: John Peoples com comentário de CLARISSE DE OLIVEIRA


Até quando o Universo vai se Expandir? - Carlos Albuquerque

Peoples: Dificil dizer. Já houve um periodo no qual o Universo se expandiu exponencialmente, o que chamamos de periodo de inflação. Ele se expandiu tão rapidamente que um sinal de luz emitido não conseguiria chegar a um determinado ponto porque o espaço ficava maior a cada momento. Esse fenômeno parou e recomeçou, ha cinco bilhões de anos, mas não sabemos explicar por que ele recomeçou.

A energia escura é uma constante ou depende de alguma coisa?
Peoples: Esse é um dos objetivos do DES, descobrir se a energia escura é uma constante ou depende de algo. Mas acreditamos que existam pequenas variações dentro dela.

Qual a importancia do DES para a compreensão da energia escura?
Peoples: O DES pretende fazer uma varredura profunda no espaço, que nos permita ver mais objetos e aprender mais sobre a energia escura. Precisamos saber, por exemplo, se ela é a mesma em uma direção que em outra.

Quanto tempo levará até que a ciencia compreenda totalmente o que é a energia escura?
Estamos mais próximos de uma resposta?
Peoples: Demos alguns passos importantes nesses onze anos, mas não muitos. No momento, precisamos medir a energia escura com a máxima precisão possivel para saber do que ela depende. Isso ja vai ser um grande avanço. Mas respostas completas, isso vai demorar bastante.

Como a energia escura pode mudar a forma como observamos as leis da natureza? Se eu jogar uma moeda para cima, ela vai subir um pouco e depois vai cair de volta na minha mão. Por que isso não se aplica às galáxias?
Peoples: A energia escura não é perceptivel em pequena escala, como nesse seu exemplo. Ela funciona numa escala cosmológica, agindo contra a gravidade e afastando as galáxias umas das outras.

Se Einstein estivesse vivo, qual seria sua reação à energia escura?
Peoples: Acredito que ele ficaria muito excitado em participar do DES.

Clarisse:
Outrora, os seguidores da Mitologia, eram representantes das energias dos Astros: os servos do Templo de Apolo, por exemplo, absorviam a energia do Sol, apenas como contra-ponto e com isso inundavam o planeta Terra com o contra-ponto de sua recepção.
O eterno envio e retorno das Forças das Galáxias, acabavam por estruturar o sacerdote, que o mantinham, na sua ação de Envio, uma saudação à Energia do Astro e o Retorno,
um equilibrio restaurador que proporcionava uma satisfação interna e despertava o desejo de mais força e equilibrio; isso fazia do sacerdote, uma potencia de benção restauradora e no mais tempo, um recarregamento de Energia para o emitente da mesma, aos que procuravam com confiança, os beneficios dos deuses.
Infelizmente, isso degringolou, quando foram instituidos os sacrificios, tanto dos humanos, como dos animais. O sangue não adiantou nada... pelo contrário, fez correr para as sargetas, toda boa intenção que outrora existiu na manutenção da Energia dos Templos. Vindo as Religiões, como a Cristã, foi o fim da Instrução pela Mitologia.

Nenhum comentário: