segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sonho de Pierrot




Sonho de Pierrot

Clarice de Oliveira



Me chama a atenção um boneco de porcelana, de olhinhos fechados, roupa de seda cor-de-rosa,
capuz rosa, também - que, dorme o tempo todo.
O boneco de dois palmos de comprimento, está deitado de lado, adormecido.
Quando eu era criança, eu via sempre a decoração predileta de meu padrinho: um Pierrot
sentado numa Lua Crescente.
As costas do Pierrot sentado na Lua, davam para a cavidade metafisica do Universo.
O Pierrot, vestido de pijama ornado com borlas felpudas, é sempre uma criatura fora do que
o homem chama "Realidade".
O Pierrot é uma criatura do Carnaval?
- Não - porque ele pode vir sob a forma de um boneco adormecido, ou, sentado numa Meia Lua.
O Pierrot é constante, como se o Mundo esteja sempre voltado para nós, em uma metade.
A outra metade do Mundo é um Sonho Metafisico.
Temos dois olhos: um olho está sempre vendo a parte matrerial da Vida, enquanto o outro
olho, desvenda a Alma do Mundo.
Nosso coração bate pelos sonhos, pela imaginação, pela recepção do Espirito palpitando
na Metafisica.
Nosso cérebro recebe o que os olhos vêm do Mundo.
Imagino a minha morte: minha Alma se distanciando da superficie do Planeta, passando pela
Lua Crescente, onde um Pierrot se embalança, e eu me distanciando, na Concavidade
Metafisica, em que sempre residí, mas pouco sonhei um Sonho de Pierrot.

Nenhum comentário: