quinta-feira, 24 de julho de 2008

MENSAGEM


Ha muito tempo, tenho guardado no velho Armario de Vinhatico, Colonial, o livro de Missa da Primeira Comunhão de Clarisse Lage Indio do Brazil, realizada em 25 de Março de 1879.
O livro tem as duas capas de marfim, esculpido no marfim da primeira capa, uma cruz que termina com os braços em tres pontas, e ornamentada com flores de lirios e amor-perfeito.
A minha surpresa é que o livro de missa é um Novo Testamento, além do Oficio da Missa,
as regras para a Confissão, desde preces para o Exame de Consciencia antes da Confissão, e preces belissimas para todos os momentos dos católicos.

Domingo Terceiro Depois da Epifania

Oração
Todo Poderoso e Eterno Deus, vêde com olhos de piedade a nossa grande miseria, e estendei a vossa Omnipotente Mão para nos proteger e amparar. Por N.S.J.C.

Epistola
Meus Irmãos: Não vos reputeis mais sabios e prudentes do que os outros: não façaes mal a pessoa alguma que vos tiver offendido: fazei bem não só adiante de Deus, mas tambem diante do vosso proximo. Fazei toda a diligencia possivel por viver em paz com todas as qualidades de pessoas. Meus amados Irmãos, não vos vingueis; sêde superiores à ira. Está escripto: A vingança é reservada para mim. Eu é que a devo operar, disse o Senhor.
Porém se o vosso inimigo tiver fome, dae-lhe de comer; se tiver sêde, dae-lhe de beber; porque obrando vós assim, inflammareis esse inimigo no vosso amor, como quem lhe ajunta carvões accesos sobre a cabeça. Não vos deixeis vencer das paixões, mas trabalhaes por extingui-las em vós com actos virtuosos e bons.

Nenhum comentário: