terça-feira, 29 de julho de 2008

DIFERENÇA DE CLASSES


DIFERENÇA DE CLASSES
Um chinês que apareceu no Brasil e Nunca ninguém se interessou por sua Vida; talvez o Patricio, um outro chinês, pai de uma linda moça chamada Orminda, soubesse de alguma coisa... talvez Orminda soubesse de confidencias entre os dois chineses, mas a filha do chinês naturalisado brasileiro com o nome de "Afonso", jamais teve a delicadeza de perguntar sobre sua Vinda ao Brasil - por que - era uma filha criada por gente de classe social elevada, à quem o chinês, pobre, deu a filha por adoção e por necessidade. O chinês sempre foi recebido e tratado como "um pobre coitado" - sem nenhuma consideração pela familia da filha. De um outro casamento dele, ele tinha um filho, um homem solteirão, muito simpatico, que às vezes, eu encontrava em casa de minha avó, a mulher do meu avô chinês. Ora, esse outro filho, era irmão de minha mãe... mas nunca disseram: - É seu tio! - por que? Ele pertencia à classe social inferior à minha!
-- ----------------------------------------------
Com uma forte arteroesclerose, que certa vez fez o chinês esquecer a volta para a casa -
ficou perdido uma semana, acabaram por interna-lo numa Casa de Saúde.. Nunca me disseram, mas toda a vez que iam visita-lo, minha mãe e a mulher do chinês, minha verdadeira avó, ouviam dele:
- Por que não trouxeram minha neta?
Na morte dele, me levaram para diante do seu corpo, para diante do seu caixão. Meu pai
reclamou por terem me levado nesse velório, e só aí, ouvi uma frase de consideração por essa criatura à quem nunca deram a dignidade merecida, simplesmente por ser uma pessoa "de classe inferior":
- Porque ele perguntava sempre pela neta e porque não a levavamos ao visita-lo.
O Chinês, sabia ler chinês. Quando eu estava na humilde casa dele, na zona norte do Rio, acabado o jantar, ele pegava um velho jornal chinês e o lia em voz alta para não esquecer o idioma - e só um chinês de classe elevada na China, aprende a ler e escrever.

Sua neta Clarisse

Nenhum comentário: