terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Livre des Morts




Livre des Morts des Anciens Egyptiens - Grégoire Kolpaktchy



pg. 40
Ora, Hermes Trimegisto que recebeu por missão orientar a evolução historica do Egito por meio desses dois centros iniciaticos não era provavelmente de sangue egipcio. A tarefa que lhe competia era, - mesmo para um superhomem - , prodigiosa. Pois ele encontrava diante dele um povo obstinado, duro, quase ingovernavel; passavelmente, amoral, indiferente ao bem e ao mal; um povo, enfim, apaixonadamente atraido - em poesia e em sonho romantico - às doces alegrias da terra, indolente, incapaz de abstração e de interesse especulativo de nenhuma maneira.O Trimegisto soube transformar esta mentalidade e esse carater ao ponto de os transfigurar; ele fez do Egito "a Luz do Mundo".
Como ele conseguiu isso?
Sua maneira de resolver o problema por meio de ordem psicologica, esoterica, pedagogica, - numa escala mundial - , pode ser resumida da seguinte maneira.
A tarefa inicial tentava destacar da terra o pensamento egipcio e em lhe imprimir um sentimento de entusiasmo pelo Infinito espacial e para a Duração ilimitada. Fez-se considerar pelo povo o carater transitorio da vida terrestre, sua brevidade enganadora.
Por outra parte, a vida no Lado-de-lá era longa, talvez eterna... Como fazer para aí trazer o interesse e insuflar ao povo este enleamento apaixonado ao qual o Egipcio estava acostumado? É o ponto delicado da demonstração e é aí que a originalidade de Trimegisto
se glorifica.
A vida no Lado-de-lá, dizia ele, podia, sem nenhuma solução de continuidade, ser, ao menos por uma sábia técnica, indefinidamente prolongada e organizada à vontade.
Assim o Egipcio, com seu entusiasmo costumeiro, se lança em "corpo e alma" no oceano da magia teurgica e operatoria. Ele poderia descer bem baixo, tão longe quanto seu contemporaneo da Babilonia, apegado à magia negra; mas um golpe de Trimestregisto corta esse perigo; ele enxertou no "corpo" do Egito a sublime dotrina de
Zoroastro (Zorostro o Antigo que viveu milenios antes do começo de nossa era) e ensinou a esse povo amoral e "interesseiro" a importancia pratica da atitude moral, conforme à estrutura oculta do Cosmos.
Ele dizia ao Egipcio:
- Você quer viver com os deuses? Seja então puro e perfeito como são os deuses.
- Você quer ser um deus você mesmo? Seja digno! Que tua conduta sobre a terra seja
conforme as vontades dos deuses; que ela siga a ordem divina do Cosmos; então os deuses não terão vergonha de tua presença (capitulo XIV do "Livro"), e tu poderás lhes falar de igual para igual.
.....................
Assim, imperceptivelmente, o Egipcio se destacava da Terra; ele conquistara o ideal da perfeição moral. O plano de Trimesgistro, uma verdadeira alavanca de Arquimedes de ordem psicologica e esoterica, com as tres etapas de sua realização, conseguiu transformar o Egito do fundo ao cimo e o iniciar no Plerôme - o Cosmos espiritual - pelos
misterios da Morte.

Nenhum comentário: