domingo, 1 de fevereiro de 2009

Complexidade




Complexidade



Por causa da Novela pela Tv Glogo, "Caminho da India", fotógrafos, têm "se esbaldado" nas fotos de fogueiras crematorias, de corpo meio queimados ou não queimados, atirados às águas do Rio Ganges..
É quase garantida uma volta à India, se as cinzas forem atiradas às águas sagradas do Rio que nasce e permanece das águas do Himalaia.
A visão de um corpo sendo incinerado, choca o Ocidental.
Para o nativo da India, é natural.
Uma psiquiatra amiga minha, disse: "Só importa a vida de agora, o momento presente".
A fogueira, diz que "não".
O cientista que descobre material que beneficie a Humanidade, o engenheiro que constrói uma ponte numa travessia desafiadora, essas pessoas, não seguram sua mente nem seu corpo. As fogueiras consomem os Miguel Angelo, Chopin, os controladores das naves espaciais...
A modelo recém falecida, que teve sepecemia, mulher de grande beleza, Duas Vezes Miss Mundo, teve amputados os pés, as mãos, porque a bactéria que estava nos rins, se
concentra nas extremidades do corpo humano; depois disso, perdeu parte do estomago,
fazia hemodialise, porque a bactéria estava nos rins...seu corpo não foi cremado, foi sepultado como cristão.
Em vez do homem focalizar somente a Idade de Uma Vida, devia também pensar em conquistar a Morte.
As fogueiras crematórias nas escadarias do Rio Ganges, jogam diante de belissimas construções, palácios antigos, a sua fumaça negra, exalando cheiro de carne queimada com sândalo, como um incenso permanente para a santidade do Rio Ganges.
No festival de Kumba Mella, os Grandes Santos da India, comparecem. O festival é nas margens do Rio Ganges. Babaji, o yogui crístico do Himalaia, cujo corpo humano não tem uma constextura da carne comum aos homens, Babaji é visto lavando os pés dos peregrinos da Kumba Mella.
Um grupo de mais de cem yoguis, completamente nús, perseguidos pela policia, vem saltando, gritando e dançando, para o festival de Kumba Mella.
Vi uma vez, um grupo de indianos remando umas canoas num rio. Eram muitas canoas, e os remadores investiam força total na velocidade dos barcos... ouvi do reporter: -
- A testosterona ali, está a toda!
Quando vejo o grupo de yoguis nus, perseguidos pela policia, tão alegres, recordo a frase:
- A testosterona está a toda!
A Eternidade, dança no Ar, espalha as fumaças das fogueiras para o Infinito...
Depois do corpo de Gandhi ter desfilado pelas ruas das grandes cidades da India, enquanto os aviões deixavam cair toneladas de petalas de rosas sobre o carro que levava o corpo, o corpo foi colocado na fogueira crematória. Faz parte da cerimonia, que o filho mais velho, rache o crânio do cadaver, antes de se atear o fogo; mas, o filho de Gandhi era alcoolatra e não estava em estado de cumprir a cerimonia, então, o filho mais novo, fendeu o cranio do cadaver.
Autoridades inglesas e indianas rodeavam a fogueira. O povo a volta do cenario começou a empurrar os que estavam de pé, em volta da fogueira; foi aí que a calma do inglês funcionou, para não haver um desastre, de serem empurrados para o fogo, as autoridades de pé:
- Sentem todos! gritaram os ingleses
Então, sentados, não puderam ser empurrados em perigo para o fogo.
Está proibido, pela policia, mas entre a povoação pobre, ainda fazem:
- A cerimonia do Sate. Isto é, quando o corpo do marido está sendo cremado na fogueira,
a viuva, cheia de bebida que tonteia, sobe na fogueira para ser queimada viva, com o corpo do marido - dizem que essa cerimonia é para abrir para o marido as zonas mais espirituais.
Eu li ha muito tempo, uma noticia dessas no jornal. A reportagem foi feita com um medico americano que assistiu tudo sem poder fazer nada.
Ele falou aos reporteres que deram muita maconha para a jovem viuva.
- Pobre moça, gritou tanto...
Tem uma cena dessas na novela Caminho da India - a viuva está hoje envelhecida e ela queria fazer o Sate - mas, estava grávida, e além do mais, na hora de subir para a fogueira, ela desmaiou...
Gloria Perez, não descuidou desse costume indiano, mas poucos perceberam do que se tratava...
clarisse

Nenhum comentário: