terça-feira, 14 de julho de 2009

Sentado à margem do Caminho





Patanjali

Dhyana é uma fonte continuada de sabedoria sôbre esse objeto.

A posição do ser humano, ciente de que ele é uma fonte de sabedoria sobre qualquer objeto, tramando do exterior para o interior, e não tendo certeza de quanto o exterior repercute no interior e quanto o interior é projetado no exterior, porque as imagens do Mundo conseguiram lugar no ser humano, devido a sua observação, e, também, ao seu critério da colocação das coisas. Uma existencia com boa saúde, torna o homem satisfeito, assim como a saúde frágil transforma o homem num amargurado.
A posição da Vida, com pouco ou muito dinheiro para viver, transforma o homem num contemplativo, aliviando seu infortunio na contemplação da Natureza.
A arte, literatura, música, dança, pintura, escultura, canto, transformam as coisas do material para a avaliação espiritual.
Mas, ainda assim, isso tudo é um sonho... a Beleza que cada Ser transpõe para a arte, é uma fuga para o Eterno, para eternizar sua obra. Ainda assim, o homem adquire a noção de algo, que, mesmo um pouco adiante de seu nariz, esse algo do qual se pode abranger que esteja ao alcance de sua Consciencia, só vai um pouco além... Além do que, é imensuravel... Vivendo num mundo de incertezas, imaginação e sonhos, o homem tenta se colocar da melhor maneira para viver...
Ensinam para o homem, que a Realidade é Deus.
Então, o homem tenta "a sua maneira" absorver Deus.
Porque a única coisa que importa ao homem, é não desaparecer, é existir, para ao menos para si mesmo, ter ciencia de que tudo por que ele passou, não foi em vão... teve a sua razão de ser.
No entanto, para mim, o único que importa, é desaparecer cada vez mais na Divindade...
Ainda que, a Divindade seja um Sonho para o Ser Humano, que não tem a minima noção do Além; para ele, o homem, um animal, sobre o Além da Eternidade...
clarisse

Nenhum comentário: