terça-feira, 18 de março de 2008


AS DANÇARINAS SAGRADAS DOS ANTIGOS TEMPLOS

LES DANSEUSES SACRÉES DES ANCIENS
TEMPLES - Louis Frederic
As Devadasis ou dançarinas sagradas formavam
outrora no Sul da India uma classe especial, uma
casta dotada de privilegios e de liberdades que não
existiam para as mulheres pertencentes às outras
divisões da sociedade hindú. As suas origens são
incertas, mas está inscrito em antiquissimos trata-
dos, como os Agamashastras, que "certos oficios
e deveres rituais devem ser completados por mu-
lheres". Com efeito, a palavra Devadasi significa
"servidora de Deus". Uma Devadasi é uma mulher
que foi consagrada à um Deus ou à um templo.
Nenhum rito, nenhuma cerimonia não pode ser
completa sem ela. Ele deve não somente dançar
para o Deus do Templo, mas ainda zelar pelos lu
gares sagrados, limpar os utensilios utilisados
pelos sacerdotes para o Puja, a oração, arejar o
Deus, lavar os panoos sagrados, trazer o fogo e o
alimentar.
Antes de poder chegar à essas importantes fun-
ções, ela deve primeiro ser reconhecida como uma
Devadasi e ser iniciada por uma cerimonia chamada
Bottu Kattal, quer dizer "posse do colar". Diante do
Deus, no centro do templo, num dia escolhido, se
coloca no pescoço da menina um colar semelhante
aos que trazem as mulheres casadas e o padre a
declara unida ao Deus ao qual ela é consagrada.
Depois, o Gurukal, o grande sacerdote do templo,
lhe coloca sobre os ombros a pasta de sandalo com
ajuda de uma petala de flor: é o selo, a marca de sua
nova entrega.
Após a consagração as pequenas Devadasis se põem
ao trabalho. Elas aprendem, sob a direção de um
Natuvanar ou mestre do templo, a tequinica da Bharata
Natya, a dança sagrada. Durante todo o tempo de
seus estudos e de seu exercicio, as dançarinas recebem
proventos fixos e premios para os dias de festa. Seu
cargo é hereditario. O Natuvanar também é escolhido
pelas autoridades do templo assim como os musicos.
Certos templos, como o Brihadesvara, em Tanjore, pos-
suiam mais de quatrocentas dançarinas e musicos,
como atestam as inscrições nas paredes do santua-
rio.
A Arte da dança sagrada, somente reservada aos tem-
plos, veio, a medida que a riqueza dos templos diminuia,
ser patrocinada pelos soberanos do momento. As
Devadasis dançavam primeiro diante do rei no recinto
do templo, depois, para o publico, admitido durante as
festas. É assim que esta dança, sagrada em sua origem,
veio aos poucos ser popular e apreciada tanto pelos pode-
rosos como pelo povo. Mas só as Devadasis reconheci-
das como tais e devidamente consagradas podiam exer-
cer esta Arte. São reconhecidas sete categorias de dan-
çarinas sagradas:
As Datas, que se davam elas mesmas ao templo.
As Vikritas, que se vendiam à um templo para seu
serviço durante sua vida;
As Bhrityas, que se ofereciam ao templo afim de pagar
uma promessa ou atrair para a familia as benções
divinas;
As Bhaktas, que se davam ao templo por devoção à
Divindade;
As Hritas, orfãs ou abandonadas dadas ao templo;
As Alankaras, geralmente cortisãs ricamente dotadas por
um rei ou nobre e presenteadas ao templo;
As Gobikas enfim, ou Devadasis por sucessão, recebendo
tratamento fixo;
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As Devadasis consagradas ao templo eram extremamente
ortodoxas. Elas não podiam entrar no lugar sagrado sem
serem antes banhadas e purificadas. Elas deviam fazer
seus deveres com a Divindade antes de comer a menor
refeição, jejuar durante as grandes festas religiosas e ob-
servar um celibato muito restrito, durante os festejos.
As Devadasis não podiam se casar, sendo consideradas
esposas de um Deus. Elas tinham entretanto o direito de
viver com um homem de sua escolha, podendo ele ser
casado ou não - e sua esposa acolhia a Devadasi como
uma escolha honorifica.
As Devadasis tinham ainda a vantagem de jamais serem
viuvas, elas eram Nityasumangalis ou esposas eternas...

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Notas de Clarisse: As freiras usam uma aliança de ouro
na mão esquerda de noviciado -
e na direita como esposas de Cristo - "Meu Divino
Esposo, como o chamam".


2 comentários:

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