quarta-feira, 19 de junho de 2013

O meu avô chinês e eu

O meu avô chinês e eu
 
                      Quando meu pai, Arquiteto pelo Banco do Brasil foi construir a Filial
                      do Banco no Maranhão, logo que terminou sua missão, voltamos
                      para o Rio de Janeiro, pois a Guerra Mundial ja estava começando.
,                     e alguns navios na costa do Rio de Janeiro ja tinham sido bombardeados
                      pelos alemãs...
                      Assim, como nossa casa em Ipanema estava alugada, enquanto o inqui-
                      lino não saia da casa, ficamos em casa da minha avó Joaquina, casada
                      com o chinês naturalisado com o nome "Afonso Lyrio".
                      Quando terminava o jantar, meu avô lia um velho jornal chinês em voz
                      alta, para não esquecer o idioma...
                      Quando  meu avô morreu...  eu telefonei para vovó pedindo o velho jor-
                      nal chinês... ela, com displicencia, me respondeu:
                      - Aquela porcaria, joguei fora...
                      Fiquei tristissima, mas, o que podia fazer?
                                                                                        ---------------
                      Amiga da familia, a poetisa e escritora Esther Ferreira Vianna Calderon,
                      era espirita e mesmo sem estar em Seção Espirita de Efeitos Fisicos,
                      Materialisações, etc., ela recebia cartas dos espiritos em suas tardes
                      na deliciosa casa entre Copacabana e Ipanema.
                      Eu, Clarisse costumava ir passar algumas tardes com ela...
                      Numa dessas tardes, Esther, a prima dela Laurita, que era tocadora de
                      cítara e eu, conversavamos na Biblioteca... e de repente, Esther gritou
                      para mim, que lia um livro de Linn Yutang, sobre uma mesinha de jogo
                      de cartas:
                     - Clarisse!   Aí embaixo da mesa tem umas crianças com uns papéis
                     nas mãos!
                     Me abaixei e  vi os papéis que  a medium Esther estava vendo....
                     e os papéis eram tiras e pedaços do jornal  chinês que meu avô lia e
                     sabia que eu desejava... e que os tenho até hoje... e de onde ele foi
                     buscar, nem imagino...
                                                                                   clarisse

Nenhum comentário: